Thursday, July 28, 2005

Sem seqüência de Dogville e Manderlay, Dogma 95 e Os Idiotas


Lars Von Trier resolver deixar de lado o último filme da Trilogia sobre os Estados Unidos (O primeiro da saga é Dogville e o segundo Manderlay, que tem estréia prevista para esse ano no Brasil) para trabalhar em um filme que segue as regras do movimento Dogma 95.
Para quem não sabe, Dogma 95 é um movimento de cineastas fundado em Copenhagen, em 1995, que tem como objetivo ir contra a tendência do cinema atual. Nesse mesmo ano, Lars Von Trier escreveu um manifesto em que traçou 10 regras sobre como fazer um filme que se encaixe nesse movimento, entre elas que a trama deve ser feita em locais externos, a câmera deve ser usada na mão e é inaceitável a utilização de acessórios, cenografia, iluminação especial, truques fotográficos e filtro.
O primeiro filme que fez parte do movimento Dogma 95 foi Festa em Família, de Thomas Vinterberg, porém o mais conhecido foi o segundo, dirigido pelo próprio Lars Von Trier. Os Idiotas (possível de ser encontrado em VHS em algumas locadoras) mostra um grupo que se reúne para fazer idiotices. O mais interessante do longa é poder observar a reação da sociedade perante certas situações, além de ter um final surpreendente.

1 Comments:

Blogger Edgar Borges said...

A primeira vez que ouvi falar do Dogma 95 foi antes de assistir à Bruxa de Blair. Um grupo de cineastas brasileiros também fez um manifesto naquela época. mas o nome era algo do tipo "manifesto feijoada" ou coisa parecida.

12:09 PM  

Post a Comment

<< Home