Friday, July 15, 2005

Corações e Mentes




















Quem pensa que Michael Moore revolucionou o universo dos documentários por declarar guerra aos EUA, está enganado. Moore teve grande importância para os documentários por proporcionar uma visibilidade maior para o gênero, mas não foi pioneiro em mostrar o lado negro dos EUA quando o assunto é guerra, já que esse era o objetivo de Corações e Mentes, de 1974, que está em cartaz no CineSesc na sua versão restaurada.
O documentário dirigido por Peter Davis é atualíssimo, mesmo tendo como foco principal a guerra do Vietnã, pois mostra que as declarações de Nixon e dos militares que lutaram naquela época têm o mesmo conteúdo que as de Bush e dos militares de hoje, que as imagens da guerra do Vietnã são parecidas (talvez um pouco mais realistas) com as das guerras de hoje e que grande parte da população americana sempre foi e sempre será ensimesmada.
Além de o diretor traçar um panorama histórico, ele mescla imagens, depoimentos e cenas de longas de ficção sobre o conflito. Esse tipo de montagem torna o documentário mais ágil. Vencer e mentir são algumas das palavras mais citadas pelos americanos nos relatos e, sem dúvida, é o que eles mais querem e sabem fazer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home