Sunday, June 12, 2005

Old Boy

Há muito tempo não se via um filme como Old Boy. A criação de um roteiro de narrativa não linear, mas com detalhes muito bem construídos e amarrados e a mesma ousadia na escolha de elementos da linguagem audiovisual que Tarantino teve nos longas Kill Bill 1 e 2 é o resultado de um filme que o diretor Chan-Wook Park só tem de se orgulhar.
Old Boy é sobre um homem que, depois de 15 anos trancafiado em um quarto de hotel, busca explicações sobre o motivo de ter sido preso, o motivo de ter sido solto e... a grande vingança. Se nesse longa a vingança acaba não sendo um prato que se come frio, Hollywood tem que tomar cuidado para não queimar o paladar porque os orientais estão com tudo.

2 curiosidades sobre o filme:

1) Hollywood pensa em refilmar Old Boy.
2) Old Boy venceu o prêmio especial do júri em Cannes 2004 e neste mesmo ano Tarantino foi presidente do festival. Coincidência?

3 Comments:

Blogger Ariane Lossolli said...

Hollywood consegue, porém com perda na qualidade.
A Set publicou uma crítica sobre o filme Visões, mas a informação é pertinente para persarmos sobre a refilmagem de Old Boy:
" Esta nova safra de filmes de terror orientais e suas refilmagens hollywoodianas sofrem de continuidade. Sem a originalidade do primeiro longa, repetem a trama com apenas uma ou outra inovação sobrenatural ou esculhambam de vez e seguem a história sem muita ligação com seu antecessor."

8:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:25 PM  
Blogger Robinson said...

Num tempo em que boa parte da produção americana é rodada no barato Canadá ou nas memórias de computadores em 'animation houses' na Coréia, pensar em hollywood (assim mesmo, com h minúsculo) é pensar sob a ótica mercadológica dos grandes estúdios. Não vi Old Boy (ainda), mas a lógica diz que eles vão suavizar a trama para não ganhar a classificação R. Assim, sem legendas (americano não lê legenda), estará pronto para ser devorado junto com a pipoca e a coca-cola. O mundo é mesmo engraçado.

6:55 PM  

Post a Comment

<< Home