Thursday, June 30, 2005

Pollyanna

Simples e comovente é o filme da Walt Disney adaptado do livro Pollyanna. Fato é que o longa rendeu à atriz Hailey Mills o prêmio juvenil do Oscar, em 1960, por sua atuação como Pollyanna. O filme traz duas mensagens principais. A primeira, dar valor sempre ao que se tem (por exemplo, quando Pollyanna conta que certa vez ganhou uma muleta em vez de uma boneca e seu pai falou que ela deveria ficar feliz por não precisar usar a muleta). E a segunda, uma crítica à capacidade de uma família controlar a opinião de uma cidade inteira, inclusive dos membros da igreja. E finaliza que tudo pode ser modificado com otimismo e sem medo. Pollyanna mudou uma pequena cidade quando utilizou esses artifícios. Mas será que isso serve para a gente? Creio que não. Um ótimo filme, mas que não se aplica à realidade.

4 Comments:

Blogger Robinson said...

Eu li Pollyanna quando tinha dez anos. Na verdade, li Pollyanna Moça também. Fui obrigado pela professora, mas gostei de lê-los. De alguma forma, a história dá voz à angústia infantil frente ao mundo adulto. A mensagem 'tudo depende do modo como você vê as coisas' não é nova. Pode ser encontrada em Lao Tse e Bob Dylan. Mas só encontra eco nas almas crédulas, como era a minha aos dez anos. Hoje a credulidade só me parece possível nas idades pré-escolares, e olhe lá.

1:52 PM  
Blogger Robinson said...

E veja que surpresa. O original em inglês do livro de Eleanor H. Porter está disponível na internet, livre de copyright, em http://porter.thefreelibrary.com/.

1:55 PM  
Blogger Ariane Lossolli said...

Eu li Pollyanna e Pollyanna Moça na 7º série. Fui obrigada a ler para a prova de português, mas amei!

2:00 PM  
Blogger Robinson said...

O curioso é que Pollyanna de Disney não foi o primeiro. Vejo no Imdb.com que em 1920, ano da morte de Eleanor, fizeram um Pollyanna mudo. Mais dois seriam feitos para a TV.

4:40 PM  

Post a Comment

<< Home